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Você sabe o que é Inbound Marketing?

Com a crise financeira instaurada no país muitas empresas iniciaram diversos processos de busca por soluções para aumentar ou manter suas vendas, uma das formas que acabou ganhando mais força foi o uso da internet e redes sociais, através do marketing digital, mas com isso muitas empresas se depararam com os “diversos tipos de marketing” e surgiu uma pergunta: afinal, o que é Inbound Marketing?

Resolvi esclarecer, de uma forma bem prática, essa pergunta que ouço com frequência tanto presencialmente como nas redes sociais.

Inbound Marketing é o conjunto de estrategias que tem como objetivo atrair voluntariamente os consumidores para o site da empresa oferecendo conteúdo relevante e apos a conversão do visitante em Leads, estabelecer um relacionamento e posteriormente fazer uma oferta.

O conceito de Inbound Marketing surgiu oficialmente nos Estados Unidos e começou a se popularizar a partir de 2009, após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.

De lá para cá, o Inbound Marketing vem crescendo, sendo divulgado e amplamente utilizado por mais empresas, de diferentes portes, ao utilizar o método para conquistar mais clientes, gerar mais vendas e reforçar sua autoridade junto ao seu público-alvo.

Ok, Mas Como Funciona o Inbound Marketing?

A estratégia consiste em 5 pontos essenciais, que são: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar. Podemos utilizar varias técnicas para atrair os consumidores para o site, e ai foi onde o marketing de conteúdo começou a ganhar destaque na internet. Após atrair os consumidores, que neste momento são simples visitantes, devemos oferecer a eles algo de valor em troca do seu contato, convertendo-os em Leads. Uma vez convertido os leads, é hora de dar inicio ao relacionamento e em seguida fazer uma oferta. Ciclo concluído é hora de analisar os resultados, ajustar o que for necessário e voltar ao inicio do processo, essa estratégia é cíclica, um loop de sucesso.

as 5 etapas do inbound marketing

Tudo entendido, então agora é hora de falar detalhadamente sobre cada um desses 5 pontos do inbound marketing, para isso vamos usar como analogia um relacionamento: a conquista da pessoa amada …rs, vamos lá?

  1. Atrair
    Esta não é a primeira etapa por acaso, afinal é aqui que iremos iniciar a estratégia para conquistar mais clientes (a pessoa amada rs). Agora com certeza você vai começar a entender que o verdadeiro motivo das empresas e empreendedores terem uma presença na internet, principalmente nas redes sociais, isso se deve a uma simples razão: aumentar as visitas em seus sites, e consequentemente gerar Leads. Sem os Leads não há vendas (sem a conquista da pessoa, não têm relacionamento) e, por consequência, perde-se toda a razão para se trabalhar com essa estratégia.
  2. Converter
    A segunda etapa, de conversão, vem complementar a anterior: O visitante precisa ser convertido em Lead para poder avançar no processo de compra. Em como se na hora da paquera a gente pedisse o telefone da pessoa para um contato futuro, e nesse contexto, quando falamos de conversão, estamos nos referindo à ação do usuário de passar suas informações em troca de uma recompensa ou benefício, como um e-book, um infográfico, um vídeo, um modelo de contrato, enfim algo útil para o visitante.
  3. Relacionar
    Agora que já temos o contato, chegou a hora de iniciar o relacionamento e como sabemos, nem todos os clientes em potencial estão no momento de realizar uma compra. Quando olhamos para a jornada de compra, vemos claramente que existem etapas bem definidas que devem ser respeitadas até o ponto em que uma pessoa está “pronta” para receber uma abordagem, em nossa analogia é a hora de manter uma conversa agradável e em seguida convidar para sair, um almoço, jantar ou aquele famoso choppinho.
  4. Vender
    Todo o trabalho de geração e nutrição de Leads visa produzir demanda e gerar oportunidades de negócio para a sua empresa. Em alguns casos, o processo de vendas acontece dentro do próprio website, e em outros é necessário o contato entre um vendedor e o potencial cliente.Dentro de nossa analogia essa é a hora de pedir em namoro, afinal após mantermos um bom relacionamento temos uma grande chance da pessoa amada aceitar nosso pedido.De maneira geral, quanto mais complexo o produto (maior o seu ticket), mais o processo de vendas tem de ser algo consultivo, concluindo o papel da nutrição de Leads de concretizar a venda. É como se a pessoa amada estivesse em outra cidade, estivesse resistente a compromissos, enfim aquelas objeções que precisamos vencer para estabelecer um relacionamento.
  5. Analisar
    Relacionamento estabelecido, é hora de analisar e ver se já é o momento de pedir em casamento, morar junto, mudar de cidade…rs
    Nesta etapa precisamos avaliar os resultados comprovando o retorno dos seus investimentos com base nas métricas. As possibilidades analíticas do Marketing Digital são responsáveis por realimentar todo o processo do Inbound Marketing, afinal com ele é possível monitorar cada ação que ocorre nas interações do seu público com seus sites, posts e campanhas, o que torna o trabalho mais inteligente.

Chegamos ao final das 5 etapas do Inbound Marketing, vimos cada detalhe das etapas e espero que a analogia tenha ajudado a elucidar melhor a estratégia.

Agora que você já sabe do que se trata, quais as etapas e o que consiste cada uma delas, sugiro a você iniciar a implementação dessa estratégia no seu negócio, caso precise de mais auxilio nesta tarefa, entre em contato conosco pelo WhatsApp ou envie sua mensagem pelo nosso site.

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