Você sabe o que é Inbound Marketing?

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Você sabe o que é Inbound Marketing?

Com a crise financeira instaurada no país muitas empresas iniciaram diversos processos de busca por soluções para aumentar ou manter suas vendas, uma das formas que acabou ganhando mais força foi o uso da internet e redes sociais, através do marketing digital, mas com isso muitas empresas se depararam com os “diversos tipos de marketing” e surgiu uma pergunta: afinal, o que é Inbound Marketing?

Resolvi esclarecer, de uma forma bem prática, essa pergunta que ouço com frequência tanto presencialmente como nas redes sociais.

Inbound Marketing é o conjunto de estrategias que tem como objetivo atrair voluntariamente os consumidores para o site da empresa oferecendo conteúdo relevante e apos a conversão do visitante em Leads, estabelecer um relacionamento e posteriormente fazer uma oferta.

O conceito de Inbound Marketing surgiu oficialmente nos Estados Unidos e começou a se popularizar a partir de 2009, após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.

De lá para cá, o Inbound Marketing vem crescendo, sendo divulgado e amplamente utilizado por mais empresas, de diferentes portes, ao utilizar o método para conquistar mais clientes, gerar mais vendas e reforçar sua autoridade junto ao seu público-alvo.

Ok, Mas Como Funciona o Inbound Marketing?

A estratégia consiste em 5 pontos essenciais, que são: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar. Podemos utilizar varias técnicas para atrair os consumidores para o site, e ai foi onde o marketing de conteúdo começou a ganhar destaque na internet. Após atrair os consumidores, que neste momento são simples visitantes, devemos oferecer a eles algo de valor em troca do seu contato, convertendo-os em Leads. Uma vez convertido os leads, é hora de dar inicio ao relacionamento e em seguida fazer uma oferta. Ciclo concluído é hora de analisar os resultados, ajustar o que for necessário e voltar ao inicio do processo, essa estratégia é cíclica, um loop de sucesso.

as 5 etapas do inbound marketing

Tudo entendido, então agora é hora de falar detalhadamente sobre cada um desses 5 pontos do inbound marketing, para isso vamos usar como analogia um relacionamento: a conquista da pessoa amada …rs, vamos lá?

  1. Atrair
    Esta não é a primeira etapa por acaso, afinal é aqui que iremos iniciar a estratégia para conquistar mais clientes (a pessoa amada rs). Agora com certeza você vai começar a entender que o verdadeiro motivo das empresas e empreendedores terem uma presença na internet, principalmente nas redes sociais, isso se deve a uma simples razão: aumentar as visitas em seus sites, e consequentemente gerar Leads. Sem os Leads não há vendas (sem a conquista da pessoa, não têm relacionamento) e, por consequência, perde-se toda a razão para se trabalhar com essa estratégia.
  2. Converter
    A segunda etapa, de conversão, vem complementar a anterior: O visitante precisa ser convertido em Lead para poder avançar no processo de compra. Em como se na hora da paquera a gente pedisse o telefone da pessoa para um contato futuro, e nesse contexto, quando falamos de conversão, estamos nos referindo à ação do usuário de passar suas informações em troca de uma recompensa ou benefício, como um e-book, um infográfico, um vídeo, um modelo de contrato, enfim algo útil para o visitante.
  3. Relacionar
    Agora que já temos o contato, chegou a hora de iniciar o relacionamento e como sabemos, nem todos os clientes em potencial estão no momento de realizar uma compra. Quando olhamos para a jornada de compra, vemos claramente que existem etapas bem definidas que devem ser respeitadas até o ponto em que uma pessoa está “pronta” para receber uma abordagem, em nossa analogia é a hora de manter uma conversa agradável e em seguida convidar para sair, um almoço, jantar ou aquele famoso choppinho.
  4. Vender
    Todo o trabalho de geração e nutrição de Leads visa produzir demanda e gerar oportunidades de negócio para a sua empresa. Em alguns casos, o processo de vendas acontece dentro do próprio website, e em outros é necessário o contato entre um vendedor e o potencial cliente.Dentro de nossa analogia essa é a hora de pedir em namoro, afinal após mantermos um bom relacionamento temos uma grande chance da pessoa amada aceitar nosso pedido.De maneira geral, quanto mais complexo o produto (maior o seu ticket), mais o processo de vendas tem de ser algo consultivo, concluindo o papel da nutrição de Leads de concretizar a venda. É como se a pessoa amada estivesse em outra cidade, estivesse resistente a compromissos, enfim aquelas objeções que precisamos vencer para estabelecer um relacionamento.
  5. Analisar
    Relacionamento estabelecido, é hora de analisar e ver se já é o momento de pedir em casamento, morar junto, mudar de cidade…rs
    Nesta etapa precisamos avaliar os resultados comprovando o retorno dos seus investimentos com base nas métricas. As possibilidades analíticas do Marketing Digital são responsáveis por realimentar todo o processo do Inbound Marketing, afinal com ele é possível monitorar cada ação que ocorre nas interações do seu público com seus sites, posts e campanhas, o que torna o trabalho mais inteligente.

Chegamos ao final das 5 etapas do Inbound Marketing, vimos cada detalhe das etapas e espero que a analogia tenha ajudado a elucidar melhor a estratégia.

Agora que você já sabe do que se trata, quais as etapas e o que consiste cada uma delas, sugiro a você iniciar a implementação dessa estratégia no seu negócio, caso precise de mais auxilio nesta tarefa, entre em contato conosco pelo WhatsApp ou envie sua mensagem pelo nosso site.

Leonardo Rangel
Leonardo Rangel
Especialista em Inbound Marketing, certificado pela Resultado Digitais e Rock Content. Empreendedor, amante da tecnologia, fã da web, auto-didata, flamenguista, casado, niteroense e escoteiro.

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Olá!
Tudo bem? Se precisar de alguma ajuda é só dar um Oi pra gente aqui mesmo pelo Whats. ;-)
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