Conheça os 3 Motivos para Investir em Automação de Marketing

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Conheça os 3 Motivos para Investir em Automação de Marketing

3 motivos para investir em automoação de marketing

Há quem acredite que os emails não servem pra mais nada, que hoje eles não tem nenhum valor, ledo engano! Cada vez mais os emails são utilizados para os mais diversos fins, que vão desde uma assinatura de aplicativo ao cadastro em sites e aplicativos. Uma solução que vem ajudando cada vez mais as empresas na conquista de clientes é o serviço de e-mail marketing, resolvi escrever este post para que você Conheça os 3 Motivos para Investir em Automação de Marketing.

Mas afinal, o que é e quais os 3 Motivos para Investir em Automação de Marketing?

Automação de marketing significa entender e agir de forma personalizada e escalável com as pessoas que interagem com sua empresa nos diferentes canais online, seja através do seu site, Facebook, Twitter, Instagram, Whatsapp, etc.

Existe 3 fatores que são determinantes para seu sucesso com automação de marketing e que são os pilares para uma boa estrategia de marketing para praticamente todos os negócios, estes fatores são: aumentar a venda e receita, diminuir o custo com aquisição e por último mas não menos importante melhorar a retenção dos Leads (clientes). Vejamos detalhadamente cada um destes pontos.

  1. Aumentar vendas e receita

    aumento das vendas

Geralmente os objetivos, do marketing, da maioria das empresas é aumentar vendas e receita. O Inbound Marketing bem feito pela empresa gera muitos leads (visitantes que preencheram algum formulário em troca de algo de valor) e estes leads são valiosíssimos para a empresa. E para essa empresa com uma base relevante de Leads, a automação de marketing é um caminho certo para chegar lá. Isso acontece de algumas maneiras, que listo a seguir:

Automação permite manter informados os Leads não prontos

É possível que o cliente não esteja em seu momento ideal de compra por diversos motivos, seja por ter esgotado ou comprometido boa parte de seu orçamento, pode estar com outras prioridades, pode ter acabado de comprar uma solução semelhante ou ainda não ter nem percebido que precisa da solução que você oferece, já pensou nessa hipótese?

Em todos esses casos, são Leads não prontos e que não irão comprar agora, mas podem vir a comprar em breve. Mesmo não estando prontos para a compra, os Leads merecem uma atenção especial, devem ser cuidados e tratados da mesma forma como os seus clientes frequentes, pois certamente quando estiverem em seu momento de compra terá você como uma boa opção de fornecedor, afinal isso é trabalhar sua marca e se manter na cabeça do potencial cliente.

A automação permite fazer esse relacionamento de forma eficiente e com poucos esforços.

Leads mais preparados geram tickets maiores

Eu aprecio muito as cervejas artesanais, talvez você goste também, caso não goste tudo bem, mas pense comigo… Quem você imagina que compre as cervejas mais caras? Aquele que não entende muita coisa e escolhe alguma opção no supermercado para beber com os amigos ou aquele que já fez cursos, leu livros, estudou e se tornou conhecedor do assunto?

Quanto mais o Lead conhece do tema, quanto mais educado no assunto ele for, maior sua tendência de reconhecer o problema e se sentir dispostos a investir mais na solução. Se a automação de marketing garante esse papel fornecer o conteúdo adequado e preparar a venda,  é natural que no momento de compra os tickets sejam maiores.

Personas diferentes são levadas a caminhos diferentes

Somos diferentes, mas nem por isso deixamos de ter algo em comum e é essa a logica que usamos com as campanhas de automação, segmentando os Leads por muitos critérios (cargo, empresa, segmento, momento de compra, etc) e com isso levar o Lead a caminhos mais efetivos para combater melhor suas dúvidas e objeções e que ao mesmo tempo sejam mais atrativos.

O resultado, na prática, é uma eficiência extremamente alta no relacionamento, agregando valor à cada etapa e mantendo os Leads ansiosos pelos próximos e-mail.

  1. Diminuir custo de aquisição

Além do aumento nas vendas e receitas, a eficiência e praticidade da automação de marketing permitem também uma diminuição considerável no custo por aquisição de uma empresa. Explicamos alguns motivos para isso:

Menos trabalho recorrente para o Marketing

É um ledo engano achar que a automação te garante isenção de trabalho, recentemente li uma frase, cujo autor não me recordo, que dizia “aprenda a produzir mais, não para se esforçar menos” isso quer dizer que seu esforço para automatizar o processo significa otimizar o tempo e os esforço.

Boa parte da preparação do Lead que marketing deveria fazer para vendas é feita de forma automática, e claro, que há um esforço grande na criação dos “caminhos” que os diferentes Leads devem seguir, mas quando ajustados esses caminhos, não é preciso ficar o tempo todo começando do zero e criando muitas coisas novas.

Isso diminui a necessidade de uma equipe maior de marketing focada em fazer de forma manual esse relacionamento.

Mais produtividade para os vendedores

Com todas as etapas iniciais do processo de venda conduzidas pela ferramenta de automação e conteúdos criados previamente, os vendedores conseguem ser muito mais produtivos, de formas diferentes.

Com a garantia de que a ferramenta faz bem o trabalho, eles se sentem mais à vontade para focar naqueles Leads que estão mais prontos e confiam que os Leads que ainda não estão no momento adequado voltarão a ele após algum tempo. Como não há a necessidade de fazer toda a educação inicial, também podem se especializar nas etapas finais do processo e garantir uma taxa de fechamento mais alta.

  1. Melhorar retenção/upgrades/indicações

    Conheça os 3 Motivos para Investir em Automação de Marketing

O trabalho de pós venda também é uma preocupação grande para quem vende produtos ou serviços e a automação de marketing também é muito efetiva para melhorar o trabalho nessa etapa.

Leads mais preparados têm mais sucesso com o produto

Da mesma forma como falamos que as pessoas com maior conhecimento costumam ter tickets mais altos, elas também já sabem bem o que esperar e como implementar o seu produto/serviço.

Isso faz com que elas tenham mais sucesso, fiquem por mais tempo e gerem mais recomendações.

Os benefícios somados geram um resultado ainda melhor!

Caminhos de upgrade, programa de indicação, etc podem ser automatizados

Eu, como usuário do Facebook, LinkedIn e outras redes sociais, já recebi algumas vezes ofertas muito atrativas para produtos que tenham relação com o meu perfil e em alguns momentos acabei comprando. Já reparou que após uma pesquisa que você faça no Google ou nas redes sociais aquilo que você buscou passa a ser frequente na sua timeline?

Você também deve ter sido “vítima” de alguns serviços mais populares que usam bem o relacionamento pós venda para conseguir vender mais, gerar indicações, avaliar positivamente um produto/serviço, entre outros. Essa possibilidade está à disposição da sua empresa também.

Este infográfico que condensa tudo o que falamos, sobre porque você não deveria perder tempo para investir em uma ferramenta de automação de marketing.

 

Leonardo Rangel
Leonardo Rangel
Especialista em Inbound Marketing, certificado pela Resultado Digitais e Rock Content. Empreendedor, amante da tecnologia, fã da web, auto-didata, flamenguista, casado, niteroense e escoteiro.

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