As 7 perguntas mais comuns sobre marketing no facebook

Você Sabe Por Que Seu Negócio Deve Estar no Instagram?
26 de dezembro de 2016
Benefícios da Fotografia de Produtos
19 de junho de 2017
Exibir tudo

As 7 perguntas mais comuns sobre marketing no facebook

As 7 perguntas mais comuns sobre marketing no facebook

Algumas respostas práticas que vão te ajudar a entender melhor a maior rede social do mundo e te ajudar a conquistar mais fã para você ou para o seu negócio.

Rede social mexe com todo mundo, hoje é praticamente impossível não ter alguém que seja impactado de alguma forma pelas redes sociais e quando o assunto é Facebook isso fica ainda mais evidente, afinal é a maior rede social de maior impacto, sobretudo no Brasil, onde 90% da população que usa a internet no país faz parte da rede, ou seja, mais de 90 milhões de pessoas.

Estar presente no Facebook, colocando seu negócio online atraves de ações de marketing no Facebook no entanto, não é tão simples assim. Você precisa ter muita clareza sobre o conteúdo que vai transmitir e, provavelmente, você já se pegou pensando como eu faço isso? Pra que serve aquilo? E as dúvidas não param de surgir em sua cabeça quando o assunto é a divulgação do seu negócio nas redes sociais. Isso já aconteceu com você?

E aí, sem saber as respostas ou sem ter a certeza do que que fazer você optou por fazer posts motivacionais, piadas e compartilhava as postagens dos amigos que você achava legal, não é mesmo? Eu sei bem como é, eu também já fiz isso em algum momento quando ainda não era um especialista e Inbound Marketing.

A missão deste post é responder as perguntas mais frequentes e oferecer algumas dicas práticas para ajudá-lo a fazer uma estratégia de marketing mais assertiva e conquistar os seus clientes e fãs. Então, vamos lá:

  1. O que é melhor no Facebook para meu negócio, perfil ou página?

    Uma das dúvidas que mais tenho visto e respondido é sobre o que é melhor para divulgar meu negocio no facebook, uma pagina ou um perfil? Afinal o que conhecemos e entendemos melhor é o nosso perfil, porém embora de certa forma seja comum ver empresas e pequenos negócios usando um perfil no facebook, essa prática é errada, afinal o Facebook só permite que cada pessoa tenha apenas um perfil.

    O correto é usar uma pagina, também conhecida como fanpage para divulgar seu negócio/empresa, pois com uma pagina você tem condições e ferramentas para ter melhores resultados em seu marketing.

  2. Qual a diferença entre perfil e página no Facebook?

    Existem quatro grandes diferenças básicas entre perfil e página que são:Barreiras legais: O Facebook deixa claro em seus termos de serviço que cada um pode ter um único perfil, conforme falei acima, e que este deve ter caráter pessoal. Isso quer dizer que qualquer perfil de empresa está ferindo os termos de serviço e, portanto, pode ser removido a qualquer momento. Com certeza não seria nada legal para sua empresa trabalhar conquistando uma base de amigos e depois perder isso.

    Limite de conexões: Os perfis possuem um limite máximo de 5 mil amigos. Sabemos que 5 mil não é um número baixo, mas também não é nada impossível alcançá- lo. As páginas não possuem nenhuma restrição no número de pessoas que curtiram.

    Customização: Apenas as páginas permitem que você edite abas personalizadas com o conteúdo que quiser, o que não é possível fazer com o perfil.

    Análise de dados: Uma página oferece a opção de “Informações”, que apresenta dados demográficos dos que curtiram, repercussão da página e de cada post especificamente, além de outras informações relevantes para quem deseja fazer uma divulgação.

  3. Como faço para criar escolho o nome da minha página?

    Essa deveria ser a parte mais fácil do marketing do seu negócio, afinal é só você dar o mesmo nome da sua empresa para sua página, mas por mais óbvio que parece eu mesmo me surpreendi ao listar as perguntas mais frequentes e ver que esta fazia parte das top 7. A maioria das pessoas tem duvidas sobre o nome, pois pensam em inventar o nome novo, dar o mesmo nome da empresa ou dar o nome de um produto.

    Para escolher o nome tenha em mente uma regra básica, qual o objetivo principal da sua página? Se deseja promover sua empresa, então dê o mesmo nome da empresa a sua página, caso vá promover um produto dê o nome deste produto. Uma dica que posso te dar sobre isso é que para maioria das empresas cabe criar a página com o nome da empresa, e caso você possua uma franquia ou um negócio local, coloque o nome da sua empresa seguida do nome da sua localidade. Exemplo: Sua Casa na Barra.

    Pagina Sua Casa na Barra

  4. Pra que serve o facebook nas empresas?

    Mesmo que você já tenha um perfil no Facebook, saiba que utilizar a rede para seu negócio é bastante diferente do que utilizá-la pessoalmente.

    Tudo começa já na forma como você leva seu negócio para o Facebook. Diferente do lado pessoal, você não cria um perfil, mas uma página. Utilizar uma página para sua empresa te dá muito mais alternativas do que perfis pessoais, e uma possibilidade de alcance muito maior.

    Os três pilares do marketing no Facebook que ajudam a apoiar seus objetivos de negócios alcançando seus públicos-alvo, é importante saber como o Facebook pode dar vida à sua marca e gerar vendas e resultados de negócios para você. Os três pilares do valor do Facebook para os profissionais de marketing são:

     

    • Alcance direcionado
    • Envolvimento profundo
    • Resultados comprovados
  5. Como faço para aumentar o número de likes da minha página?

    Embora muitas pessoas acreditem que a melhor forma de ter muitas curtidas seja pedindo aos amigos para curtir, a forma correta para obter um maior numero de likes é criando postagens com conteúdo relevante e útil para seu público-alvo. Ajude seu cliente a resolver os problemas e duvidas que tenham, faça postagens sobre aquilo que ele busca, pois dessa forma você estará sendo mais efetivo e isso vai ajudar a ter um engajamento maior. Evite falar que seu produto é melhor do que o do seu concorrente, que sua loja é melhor e coisas desse tipo, afinal isso hoje em dia caiu no desuso sem contar que certamente não é o que ele quer saber. Informe sobre como o seu produto pode ajuda-lo, os benefícios e seus diferenciais.

  6. Qual a melhor forma de divulgar uma página no Facebook?

    Divulgação pelo facebook

    Existem diversas formas de divulgar sua página, a melhor para o seu negócio podem ser: convidando amigos, promovendo sorteios, quiz, anúncios, etc.

    A primeira forma de divulgar é convidando seu amigos para curtir, afinal eles deverão ser as primeiras pessoas a conhecer seu negócio, afinal pela proximidade eles podem ser influenciadores do negócio.

    A segunda ação é atraves de promoção de sorteios de brindes, produtos, descontos, enfim de coisas que seja relevante para o seu publico e que tenha relação com seu negócio, esta é uma maneira bem pratica e que costuma atrair bastante pessoas.

    O famoso quiz, um teste de conhecimento, também é uma excelente fonte de atração do publico que curte ser avaliado e ter uma diversão, afinal as pessoas estão nas redes sociais para se divertir e não para ver propagandas, sendo assim você pode atrair as pessoas para um teste de conhecimentos e pode oferecer um teste de conhecimento de um dos seus produtos ou serviços e ao final as pessoas que atingirem determinada pontuação podem ganhar algum prêmio.

    Uma das maneira mais eficientes e de resultado rápido costuma ser os anúncios, o famoso Facebook ADS, pois ele atrair as pessoas que você definir de acordo com a região, idade, sexo, interesses e outras características indicadas por você na hora da elaboração do anúncio.

  7. Porque devo anunciar no Facebook?

    Quando o assunto é marketing em mídias sociais, muita gente se engana ao achar que não se gasta nada para trazer resultados, já que as ferramentas são gratuitas. Isso não está totalmente correto. Sempre há um investimento de tempo e energia, especialmente em produção de conteúdo.

    No caso do Facebook, seus anúncios segmentados funcionam muito bem para atrair uma audiência qualificada a um custo bastante acessível. Por isso, recomendamos fortemente a compra de anúncios no Facebook (Facebook Ads), especialmente para se atingir alguns benefícios específicos, como: promoção do site para atrair mais visitas, ganhar mais curtidas e com isso tornar sua marca mais forte, venda de produtos/serviços, incentivar a instalação do seu aplicativo, dentre outros.

Essas foram algumas das perguntas mais comuns sobre marketing no Facebook, acredito que hajam ainda muitas outras que você tenha ou terá ao longo do processo de divulgação da sua empresa ou negócio através do Facebook. Sinta-se a vontade para fazer contato e tirar essa e outras dúvidas sobre como extrair o melhor desta rede social para alavancar seus negócios.

Quer saber mais sobre marketing no Facebook? Eu estou disponibilizando um eBook para você que está começando ou pra você que já está fazendo o marketing do seu negócio. Baixe agora e comece a ter o resultado, acesse: http://bit.ly/mufete-guia-do-facebook-marketing.

Leonardo Rangel
Leonardo Rangel
Especialista em Inbound Marketing, certificado pela Resultado Digitais e Rock Content. Empreendedor, amante da tecnologia, fã da web, auto-didata, flamenguista, casado, niteroense e escoteiro.

1 Comentário

  1. […] deste conteúdo? Então, aproveite e Leia o post 7 Perguntas mais comuns sobre Marketing no Facebook e veja como é simples manter sua presença online, seja no seu site ou nas redes sociais. O […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1
Olá!
Tudo bem? Se precisar de alguma ajuda é só dar um Oi pra gente aqui mesmo pelo Whats. ;-)
Powered by