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15 Mitos sobre Facebook para Pequenas Empresas: Desmistificados

15 Mitos sobre Facebook para Pequenas Empresas
 
Notoriamente, o Facebook tornou-se parada obrigatória de muitos empreendedores e pequenas empresas, porém muitos ainda têm dúvidas sobre como usar o Facebook para aumentar sua visibilidade, atrair mais clientes e, consequentemente, suas vendas, por isso resolvemos colocar neste post os 15 Mitos sobre Facebook para Pequenas Empresas.
 

Que tal encarar os 15 Mitos sobre Facebook para Pequenas Empresas como desafio? Vamos lá? 😉

 

1. PERFIL vs PÁGINA DO FACEBOOK

Pessoas têm perfis que são destinados aos indivíduos,  enquanto as páginas são destinadas às marcas, empresas, organizações e figuras públicas, para que possam criar uma presença no Facebook. Qualquer pessoa que tiver uma conta poderá criar uma página ou ajudar a administrar uma se receber uma função na página, como administrador ou editor. As pessoas que curtirem uma Página e os amigos delas poderão receber atualizações em seus Feeds de Notícias.
 

2. COMO CRIAR UMA PÁGINA NO FACEBOOK?

As 7 perguntas mais comuns sobre marketing no facebook

As páginas servem para empresas, marcas, organizações e figuras públicas compartilharem suas histórias e se conectarem com as pessoas e para criar uma página faça o seguinte processo:
  1. Vá para facebook.com/pages/create;
  2. Clique para escolher uma categoria de Página (o que mais seja relacionado ao seu negócio);
  3. Selecione a categoria mais específica no menu suspenso e preencha as informações necessárias;
  4. Clique em Começar e siga as instruções na tela para configurações e personalizações da sua marca.
Observação: Todo mundo pode criar uma Página, mas somente os representantes oficiais podem criar Páginas de organizações, empresas, marcas e figuras públicas.
 

3. O QUE DEVO POSTAR EM MINHA PÁGINA NO FACEBOOK?

O que é Inbound Marketing

Você pode postar Textos, Notas, Fotos/Imagens e Vídeos, hoje em dia, as lives estão em alta e sempre são uma boa opção para atrair a atenção do seu público-alvo.
 

4. POSTO SEMPRE FOTOS DOS PRODUTOS/SERVIÇOS NO FACEBOOK, TEM PROBLEMAS?

Claro que não, e como diz aquela velha frase “Pode você pode, mas não deve”. É importante entender que o Facebook é um lugar onde as pessoas não acessam a fim de ver propaganda e sim busca, sendo assim, busque um equilíbrio na hora de postar suas ofertas.
 

5. QUANTOS POSTS DEVO FAZER POR SEMANA?

Essa é uma dúvida frequente, e o que vai determinar é a sua capacidade de criação, mão de obra e, principalmente, o tempo que vai dispor para manter a regularidade dessas publicações.
 

6. COMO TER MUITAS CURTIDAS EM MINHA PÁGINA?

A qualidade do seu conteúdo vai naturalmente atrair seguidores que, gostando do que estão recebendo, irão curtir mais sua página, dessa forma, você aumentará o número de curtidas.
 

7. POSSO COMPRAR CURTIDAS?

De fato existem sites que oferecem esse “serviço” de venda de curtidas, compartilhamentos e comentários, mas, diga-se de passagem, não é uma prática legal, por isso nós não indicamos que seja feita, até porque essa prática não é permitida e obviamente as “curtidas” não são reais;
 

8. COMO ATRAIR CLIENTES USANDO O FACEBOOK?

A melhor forma de atrair novos seguidores e clientes usando o Facebook é sem dúvidas gerando conteúdos de alto valor e qualidade em suas postagens, conteúdo que ajude o seu cliente a encontrar a solução para seus problemas. Responda as dúvidas mais frequentes, mostre estatísticas, compartilhe vídeos e notícias do interesse do seu público. Existe uma famosa regra que chamamos de 80/20, que indica que dos 100% dos seus posts, 80% são destinados a conteúdos relevantes e os demais 20% são ofertas, reviews e outros relacionados aos seus produtos e serviços. Essa estratégia costuma dar certo e gerar resultados para a maioria das empresas que a aplicam.
 

9. COMO ACESSO UMA PÁGINA DO FACEBOOK?

Para acessar sua página, basta ter um perfil pessoal do Facebook, pois, através dele, você receberá a permissão para acessar uma página nas funções de Administrador, Editor, Moderador, Anunciante, Analista ou Colaborador ao Vivo. 
 

10. QUAL A SENHA QUE USO PARA ACESSAR MINHA PÁGINA DO FACEBOOK?

Por diversas vezes recebemos a pergunta de “qual a senha devo usar para acessar minha página no Facebook?” E lembramos que, no Facebook, uma empresa não dispõe de um login e senha para acessar a página, pois isto é feito através do perfil das pessoas que a administram. Sendo assim, Não é necessária nenhuma senha para acessar sua página, uma vez logado com seu perfil no Facebook, você terá acesso a sua página normalmente.
 

11. QUEM PODE ADMINISTRAR UMA FANPAGE?

Qualquer pessoas que possua um perfil no Facebook podem exercer uma das 6 funções de gerencimento de uma página. Ao criar uma Página, você se torna automaticamente o administrador. Assim, só você pode alterar a aparência da Página e publicar em nome dela. Somente um administrador pode atribuir funções e alterar funções de outras pessoas.
 
A tabela abaixo descreve as 6 funções da Página (horizontal) e o que elas podem fazer (vertical):
AdministradorEditorModeradorAnuncianteAnalistaColaborador ao vivo
Gerenciar as funções e configurações da PáginaX
Editar a Página e adicionar aplicativosXX
Criar e excluir publicações em nome da PáginaXX
Pode publicar ao vivo como a Página usando um dispositivo móvelXXX
Enviar mensagens como a PáginaXXX
Responder e excluir comentários e publicações na PáginaXXX
Remover ou banir pessoas da PáginaXXX
Criar anúnciosXXXX
Ver informaçõesXXXXX
Ver quem publicou como a PáginaXXXXX

12. COMO EXCLUIR ALGUÉM DA ADMINISTRAÇÃO DA MINHA PÁGINA?

Para excluir alguém da sua página, é necessário estar na função de administrador há mais de 7 dias e acessar o link: configuração>Funções Administrativas, em seguida localize a pessoa a ser removida e clique em EDITAR, neste momento surgirá uma caixa de dialogo e a opção REMOVER;
 

13. SOU OBRIGADO A ANUNCIAR?

Não, os anúncios são opcionais. Mas certamente é uma excelente forma de atingir um maior número de pessoas. Considere sempre a opção de impulsionar seus conteúdos para obter um resultado melhor. Muitas pequenas empresas têm conseguido resultados extraordinários utilizando o recurso de Impulsionar Publicações.
 

14. COMO POSSO IMPULSIONAR AS PUBLICAÇÕES DA MINHA EMPRESA?

Você pode usar os anúncios para dar destaque as suas publicações, que serão exibidas no Feed de Notícias e no Instagram das pessoas. Os anúncios podem o ajudar de diversas formas: levando seu público até seu negócio local, a participar de um evento, divulgando seu site, divulgando seus produtos, além de diversas outras formas de publicidade.

15. COMO POSSO PAGAR OS ANÚNCIOS?

Essa opção é sempre importante saber antes de iniciar o processo, afinal fará toda diferença no futuro. Você pode anunciar usando boleto bancário, cartão de crédito e algumas opções de pagamento online como Pay Pal, porém, se optar por cartão de crédito ou Pay Pal, não poderá optar depois por pagamento com boleto, pois esta opção não estará disponível para você. Por isso pense bem e planeje sua estratégia toda.
Inspire seu público
 
Muitas dúvidas surgem no momento em que estamos administrando nossa primeira fanpage, nossa primeira página no Facebook e isso é absolutamente normal. O importante na administração de uma página de Facebook é seguir buscando a perfeição, lembre-se da frase “feito é melhor do que perfeito” a intenção dessa frase não é justificar que as coisas sejam feitas de qualquer forma, mas simplesmente que não devem deixar de serem feitas. Não procrastine suas ações de marketing, pois o trabalho continuo lhe dará mais experiência e tornará sua página cada vez melhor.
Quer saber mais sobre marketing no Facebook? Estamos disponibilizando um eBook para você que está começando ou para você que já está fazendo o marketing do seu negócio. Baixe agora e comece a ter o resultado, acesse: http://bit.ly/mufete-guia-do-facebook-marketing.
E aí, este post o ajudou? Deixe suas dúvidas nos comentários, sua pergunta pode ser o tema do nossos próximos posts!
 
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Até a próxima!!😉
Leonardo Rangel
Leonardo Rangel
Especialista em Inbound Marketing, certificado pela Resultado Digitais e Rock Content. Empreendedor, amante da tecnologia, fã da web, auto-didata, flamenguista, casado, niteroense e escoteiro.

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Olá!
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